Caminhada em jejum emagrece?
Pra grande maioria dos educadores físicos como eu, fisiologicamente parecia um absurdo qualquer tipo de treinamento em jejum. Isso porque o nosso organismo utiliza basicamente o carboidrato das refeições que fazemos antes do treino como fonte de energia durante os exercícios físicos. Eis que surge uma corrente de treinadores e atletas sugerindo o exercício aeróbico no jejum da manhã como muito eficiente na queima de gorduras. Me interessei e li vários artigos que me convenceram na parte teórica. Mas e na prática? Tive que experimentar!
Eu sou uma pessoa que já acorda com fome, pois o café da manhã é a refeição mais importante do dia (conversaremos mais sobre isso no futuro), então pensei que me sentiria muito mal. Fiquei surpresa ao descobrir que muito pelo contrário, me senti super bem durante a caminhada já no primeiro dia. Dá um cansaço ao longo do dia, o que me leva a acreditar ainda mais na eficiência do exercício em metabolizar gordura, pois a sensação é de que o corpo está se recuperando da "surpresa". Sim, uma das coisas mais difíceis é fazer o nosso organismo utilizar a gordura como fonte de energia, pois ela é uma reserva para situações extremas e uma espécie de proteção do nosso organismo.
Ah, antes que eu me esqueça, em 3 semanas de aeróbico em jejum sequei 3 quilos!!! E olha que como já faço atividade física intensa há muito tempo e me alimento bem, é difícil uma ferramenta surtir tanto efeito em tão pouco tempo. Eu incluí nas minhas atividades rotineiras, procuro fazer pelo menos uma vez por semana, mas nunca faço mais que 2, pois as aulas de ginástica que ministro já exigem demais do meu corpo. Ah, esse efeito é duradouro! Estou adorando!!! E fazer uma atividade ao ar livre é tudo de bom! Se tiver uma companhia então, maravilha, passa super rápido e parece brincadeira de criança.
Olha o resultado de 3kg a menos aí... |
E o mais importante, deve ser uma caminhada moderada, pois se você tentar correr, aumentando demais a frequência cardíaca e se sentindo ofegante você deixará de metabolizar a gordura, passando a uma grande quebra de proteína, ou seja, perderá a tão preciosa massa magra. Se for possível, faça a atividade com o acompanhamento de um educador físico que te mostrará a velocidade ideal, aferindo a sua frequencia cardíaca durante a caminhada.
Experimente e me conta como foi, ok?
Abraços
Prof. Andréa Cristina Navarro
Nenhum comentário:
Postar um comentário